segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Maria, a alegria na diferença - Teresa Coutinho e Pedro Sousa Pereira



O livro "Maria, a alegria na diferença", escrito pela ex-jornalista Teresa Coutinho a partir da história real da filha de quatro anos, é uma obra que explica às crianças o que significa ter paralisia cerebral.
 
 
 
 
Teresa Coutinho explicou à agência Lusa que escreveu o livro, a editar este mês pela Prime Books, como resposta às perguntas que o filho mais velho lhe foi fazendo quando percebeu que a irmã do meio "era diferente".
 

Maria nasceu com paralisia cerebral, que lhe afeta sobretudo as capacidades motoras: "Tem uma imaginação muito grande e viaja com a cabeça para o sítio onde todos os outros meninos chegam com as pernas", referiu.
Com ilustrações do autor e jornalista Pedro Sousa Pereira, o livro explica às crianças o que é ser diferente e ajuda os pais e educadores a enfrentar as perguntas dos mais novos.
"Percebi que havia uma lacuna no mercado, não encontrei muita coisa que ajudasse as crianças a perceber o que é ser diferente e neste caso o que é ter paralisia cerebral", afirmou Teresa Coutinho.
Para a autora, nestes quatros anos de vida da filha, o mais difícil de enfrentar não são as perguntas das crianças - "porque entendem e não criam perconceitos" -, mas sim a atitude dos adultos.
"Sente-se um desapoio muito grande a quem tem deficiência, e depois explicar aos adultos que as crianças não precisam de passar a vida em cadeiras de rodas, que precisam de passar nos passeios, onde estão estacionados carros", enumerou a autora.
Todas as receitas do livro reverterão a favor da associação Sorriso da Rita, de apoio à reabilitação das crianças com paralisia cerebral, onde Teresa Coutinho disse ter encontrado auxílio e compreensão em relação à filha.
"Maria, a alegria na diferença" será apresentado na terça-feira no Palácio Sottomayor, em Lisboa, pelo jornalista Mário Augusto.

Sem comentários:

Enviar um comentário