sábado, 12 de dezembro de 2015

Violeta Lópiz vence ILUSTRARTE 2016





Do Chile ao Japão, dos EUA à Austrália, da China ao Irão, mais de 1700 ilustradores de 72 países registaram-se na 7ª edição da ILUSTRARTE. Os trabalhos foram avaliados por um júri internacional formado por Serge Bloch (ilustrador, francês), Juanjo Oller, (editor e ilustrador, espanhol), Johanna Benz (ilustradora, alemã, vencedora da ILUSTRARTE 14) e Joana Astolfi (editora e designer, portuguesa). 

Os comissários são Eduardo Filipe e Ju Godinho. O ilustrador convidado é Serge Bloch e a escritora homenageada Alice Vieira.

Dois núcleos adicionais completam o festival: Alice Vieira, um olhar sobre a obra de uma das mais celebradas escritoras portuguesas para a infância e juventude e Serge Bloch, uma exposição monográfica sobre a obra de um dos grandes autores da ilustração e design internacionais contemporâneos.
VENCEDORA DA EDIÇÃO DE 2016

A ilustradora espanhola Violeta Lópiz vence o Prémio Ilustrarte 2016, com o livro "Amigos do Peito", com texto de Cláudio Thebas, e editado em Portugal pela Bruaá (2014). 

As originais ilustrações de Violeta Lópiz juntam-se ao texto poético de Cláudio Thebas para nos guiar ao longo de um passeio pelo bairro onde vive uma criança, cruzando praças, edifícios e amigos de cujo nome completo nunca se lembra: “Amigo não tem apelido, amigo tem endereço!” As imagens de Violeta Lópiz conseguem criar uma empatia imediata com o leitor ao revelar as ligações entre lugares, pessoas e afectos.

No blogue picturebook makers, a autora explica todo o processo de concretização do livro, que incluiu passar uma temporada em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário