quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Palavras que eu gosto

Retro-escavadora Rita Cortez Pinto




Era uma vez uma palavra que vivia confortavelmente no dicionário, tentando passar despercebida entre a multidão de letras. Até que – ah-ha! – alguém lhe apontou um holofote e fez com que toda a gente reparasse nela...





#1: RETRO-ESCAVADORA




O Pedro e a Mathilde têm um acordo. “Como é que eu sei que és mesmo a minha filha? Que não és outra menina, muito-muito-muito parecida com ela?” A pergunta tem toda a lógica. A criança que tem à frente podia ser um clone produzido em laboratório, por exemplo, ou um extraterrestre disfarçado a tentar fazer-se passar por original. A Mathilde dispara a resposta, já na ponta da língua: “Retro-escavadora!”
E assim cai por terra todo um possível rol de teorias da conspiração. Esta é mesmo a Mathilde, assunto encerrado. Quem fala assim não é alien.

Essa retro-escavadora que, quando as paredes vêm abaixo, abocanha o entulho na sua enorme mandíbula, é a mesma que leva também as dúvidas do Pedro para o contentor do esquecimento. É a palavra-código, a senha secreta combinada entre eles. A porta de entrada que dá acesso a mundos paralelos de sentido. Cumplicidade: ligada. Memória: activada. Bip.

Agora sim, podem respirar de alívio. E tudo graças à retro-escavadora. Que para muitos não passará de uma máquina grande e feiosa, baptizada com um nome igualmente anguloso, cheio de bicos, arestas e dentes afiados. Mas para mim é muito mais: é esta palavra que se enrola na língua e salta na boca como as peta-zetas.

Ainda por cima simpatizo com aquela espécie de dino-robô: imagino-o sempre como o último descendente dos dinossauros, um réptil que em vez de se ter extinguido, sofreu mutações sucessivas desde os tempos pré-históricos – qual Transformer gigantesco em acção – e chegou aos dias de hoje ressurgido num corpo mecânico, plenamente adaptado à era moderna.

É tudo uma questão de perspectiva: pode-se olhar para a retro-escavadora como um vulgar Caterpillar ou como um belo exemplar de mecanossauro: Mecanossaurus rex, o rei da selva tecnológica. Agora escolha.

Texto de Catarina Sacramento
Ilustração de Rita Cortez Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário