sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia Mundial dos Oceanos



 
 
Assinala-se sábado, 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a sua importância no equilíbrio ecológico da terra e prestar-lhes um tributo sobre os produtos que fornecem.
 
img
 
 
 
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes têm causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.
 
 
A data, instituída em 1992 durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio 92), é comemorada anualmente sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.
 
 
 
Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar, que prevê a preservação da fauna e da flora, tais como a protecção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão e peixe espada.
 
 
Existem cinco oceanos no planeta (Atlântico, Pacífico, Antárctico, Índico e Ártico) que, no fundo dos mares, concentram vários recursos vivos e minerais. Os oceanos fornecem ao planeta a maioria dos seus padrões climáticos, de humidade e oxigénio. Sem oceanos saudáveis, a vida acabaria.
 
 
Quase cem milhões de toneladas de peixes e outros animais do mar são recolhidos ou capturados todos os anos, por isso é preciso tratá-los com cuidado.
 
 
 
 
Desde então, os oceanos influenciaram a história do homem, a sua cultura e a sua vida, não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades.   O papel dos oceanos é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois, não só controlam o clima global como produzem 70% do oxigénio libertado para a atmosfera.
 
 
O país possui um plano integrado de gestão costeira, como parte do programa de acção nacional e em resposta às alterações climáticas.
 
 
 
Em consequência das alterações climatéricas, tem se registado a subida do nível das águas do mar que destroem a orla costeira e causam o desaparecimento de algumas espécies marinhas.
 
 
A fonte classificou as zonas litorais como locais frágeis e vulneráveis, o que prejudica, muitas vezes, a saúde dos seus habitantes.
 
 
 
 
 
 
para
o
Dia Mundial dos Oceanos
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário