sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Não Faz Mal Ser Diferente - Todd Parr



Não faz mal ajudar um esquilo a apanhar nozes.
Não faz mal ter diferentes tipos de amigos.
Não faz mal pedir um desejo.
Não faz mal ser-se diferente.

Tu és Especial e Importante só por seres quem tu és!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Escolas Gaiolas e Escolas que são Asas - Rubem Alves


Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

sábado, 24 de novembro de 2012

Adoro Chocolate! - Davide Calì, Evelyn Daviddi


 
Clica para ampliar.
 
 

Há muitas boas razões para gostar de chocolate. Vejamos: existe em tabletes estaladiças, em muitos bombons diferentes, doce, muito doce, amargo e muito amargo. É bom em muitas ocasiões diferentes, mas especialmente reconfortante quando se tem uma má nota ou um desgosto de amor, quando se apaga a luz ou os adultos discutem, e sabe sempre bem oferecê-lo a alguém de quem se gosta ou recebê-lo como prenda. Podes aprender aqui diferentes maneiras de o devorar neste livro doce e, se isso for possível, a gostar ainda mais dele!
 
 
Não se preocupem, podem abusar. Não trará dores de barriga, nem causará cáries. Preparem-se para um delicioso momento de leitura, carregadinho de chocolate de todas as cores e feitios.
 
 

 

A Charada da Bicharada - Alice Vieira e Madalena Matoso

Na Papa-Livros...


José Saramago - Porto de Encontro

 
A próxima sessão do ciclo Porto de Encontro, que se realizará hoje, pelas 21.30, na Casa da Música, no Porto, integrada nas comemorações dos 90 anos de José Saramago será dedicada integralmente ao autor.
Participarão na iniciativa Pilar del Río, Álvaro Siza Vieira, Mário Cláudio, Pedro Abrunhosa e Valter Hugo Mãe, a par de Manuela Azevedo, Emília Silvestre, Filipa Leal, Ana Celeste Ferreira e José Carlos Tinoco, que farão leituras de excertos de obras de Saramago. Haverá ainda espaço para as as atuações de Pedro Abrunhosa, do Coral de Letras da Universidade do Porto e de O Andaime.
O Jornal de Notícias transmitirá o evento em direto do seu sítio de Internet.

O Gato do Simon - Simon Tofield

Fernanda Freitas - O Gato do Simon (Simon’s Cat) - Simon Tofield

"Nao é o meu livro preferido; não será o livro da minha vida. Seria mais fácil deitar-me no chão da “Ler Devagar” e gritar : estes que agora me rodeiam sao todos aqueles que podem ser os livros da minha vida!
Porque ja li muitos; tenho muitos mais para ler. Tenho bastantes em casa. Ja escrevi um; vou escrever mais. Adoro livrarias- aliás, um dia terei uma livraria…. Porque nasci com livros à volta, numa familia de tipógrafos e encadernadores. O cheiro de um livro encadernado “à antiga” emociona-me sempre. Por isso escolhi este sitio: uma antiga tipografia agora forrada a livros. ( home sweet home)

                                              Fernanda Freitas
This Girl loves bookshops - ja percebemos. E agora, o livro que escolhi: Um gato é sempre um bom tema para um livro. O autor Simon Tofield é britanico e, tal como eu, vive com 4 felinos. Só quem tem gatos entende o que se passa na vida de Simon com este gato charmoso, caprichoso, guloso…( os adjetivos sao muitos- nao terminam todos em “…OSO”)
Escolhi este livro porque é universal- um cartoon raramente precisa de traduçao : estas ilustraçoes servem para miudos e graudos que, em qualquer parte do mundo, tenham a sorte ( e a inteligencia) de adotar um gato. Ou mais. Ha milhares de livros com gatos, sobre gatos , acerca de gatos. Este blog ainda nao tinha nenhum livro só de ilustraçoes- por isso , aqui fica a sugestao. Encarem como se fosse um manual de instruçoes para viver com felinos de pequeno porte: porque tudo o que este gato faz, os meus ja fizeram. Ou vão fazer.
E mesmo assim, viver com estes bichanos é PUUUUUUURfeito. Acreditem."
 
 


Mais filmes... AQUI

Achimpa - Catarina Sobral


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Isabel Minhós Martins - Biografia

 Isabel Minhós Martins.jpg

Nasceu em Lisboa em 1974.

É formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes (1997).
 
Fundou, juntamente com três amigos, a editora Planeta Tangerina, especializada em álbuns ilustrados.
 
Ganhou uma Menção Honrosa no I Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados. Em 2010, foi nomeada para os Prémios de Autor da SPA/RTP na categoria Literatura Infanto-Juvenil com O Livro dos Quintais (ilustrações de Bernardo Carvalho). Tem livros selecionados para a lista White Ravens, Banco del Libro ou CJ Picture Book Festival. Tem livros publicados em Espanha, França, Inglaterra, Itália, Brasil, Alemanha, Noruega, Coreia.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O vento - Jorge Sousa Braga e Katsumi Komagata

 

Por mais que tente, o vento
Não consegue adormecer
Se não tiver nada para ler.
Seja uma folha de tília,
De bambu ou buganvília.



É por isso que o vento
Arrasta folhas consigo,
Até encontrar um abrigo,
Onde possa adormecer.
Arrastou até a folha,
Onde eu estava a escrever!

Princesas do séc.XXI



As princesas do século XXI, retratadas na literatura infantil, são determinadas, divertidas e independentes. Não vivem à janela, enquanto aguardam pelo desejado príncipe, nem confinam os seus dias ao espaço do palácio.

Concurso Literário - Trinta Por Uma Linha

advertisement

Mais informações... AQUI.

O Senhor Péssimo é o Máximo - João Manuel Ribeiro e Anabela Dias



Uma família vai de férias até à Galiza. Pai, mãe, filha e filho. É este último quem nos conta como aquela semana alterou por completo a relação de todos. Entre si e com o mundo. O navio Prestige partira-se em dois, a 250 km da costa, e uma imensa maré negra chegou à praia El Rial. “A maré negra tinha-se entremeado nas nossas vacaciones e exilado os nossos dias ao trabalho de limpeza das praias.” Logo no regresso a casa, foram evidentes as mudanças no comportamento do pai, de seu nome Péssimo. Tornara-se mais atento e menos comodista. “Estávamos a gostar deste novo Péssimo, mais terra-a-terra, mais próximo, mais humano (…) Até chegámos a especular sobre que nome lhe cairia bem (…). O melhor que nos ocorreu (…) foi Máximo.” Desde então, mobilizaram-se para cuidar do planeta e reger o dia-a-dia de forma sustentável. Uma família de “ecoguerreiros” e que acredita que “a verdadeira ecologia é a do coração e da inteligência”.

domingo, 18 de novembro de 2012

sábado, 17 de novembro de 2012

A Rainha das Rãs não pode molhar os Pés - sugestões de actividades


 

A Rainha das Rãs não pode molhar os Pés



A Rainha das Rãs não Pode Molhar os Pés é uma história, que começa duas vezes, de uma rã que num mergulho ressurge à superfície com uma coroa na cabeça. Como sempre numa situação desconhecida e imprevista, há quem se afirme conhecedor das regras, e a rã passa a viver isolada e servida por todas as outras, que a devem servir a si e ao grupo de conselheiras que tão bem a rodeia. Da igualdade amigável que reinava, com tempo para o lazer, as restantes rãs passam ao tormento da escravidão, trabalhando sem parar na caça de moscas para alimentar aquelas que se auto-proclamaram ilustres mentores da rainha. Tudo muda, porque também é assim a história, e assim a vida. Por ironia, ou talvez não, o ciclo fecha-se por causa de um diálogo que levará a digníssima rainha a aceitar o repto das suas subditas: num espectáculo de mergulho, será ela a última a saltar. Se no mergulho inaugural, a rã emerge com uma coroa na cabeça, no mergulho final, a coroa regressa ao fundo do lago e a rã retorna novamente plebeia. A ordem e a democracia restabelece-se, e o anel de noivado regressa ao dedo da menina enamorada.

O Pato Lógico na Lx Factory


A vida de um piolho chamado Matias e Letras & Letrias


 

Amadeo de Souza-Cardoso


 

José Saramago


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Fábrica do Tempo na Arquivo!


O espião português - prémio BOOK.IT

Nuno Nepomuceno vence I Prémio Literário BOOK.IT

Nuno Nepomuceno, de 34 anos, foi o grande vencedor do I Prémio BOOK.IT 2012 com o romance «O Espião Português», que será editado pela ASA.

Licenciado em Matemática, Nuno Nepomuceno teve uma estreia em grande na literatura, já que ganhou o I Prémio Literário BOOK.IT com «O Espião Português», «um thriller intenso e sofisticado, que combina elementos tradicionais da ficção de espionagem com uma narrativa íntima de descoberta pessoal. Através do seu complexo e sedutor herói, Nuno Nepomuceno transporta-nos para um mundo de duplicidades, enganos e traições, no qual, como na vida, há valores que a tudo se sobrepõem».

A casa do João na Gigões e Anantes!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amadeo de Souza-Cardozo

Google homenageia Amadeo de Souza-Cardozo
O 125º aniversário de Amadeo de Souza-Cardoso está hoje em destaque na página inicial do Google
O Google assinala, esta quarta-feira, o 125º aniversário de Amadeo de Souza-Cardoso. O "doodle", que já se tornou uma presença habitual na página inicial do motor de pesquisa, homenageia, hoje, o pintor português, que se destacou entre a primeira geração de modernistas no nosso país.
Esta homenagem traduz-se numa imagem que traz à memória uma das obras de Souza-Cardozo, um óleo sobre tela de título desconhecido com colagem de materiais como areia, espelhos e madeira datado de 1917 (retratado à direita), nas quais se pode ler, como de costume, a palavra "Google".
Amadeo de Souza-Cardoso nasceu em Manhufe, Amarante, a 14 de Novembro de 1887. Em 1905 ingressou no curso de Arquitetura na Academia de Belas-Artes de Lisboa, que acabou por interromper para partir para Paris, mais precisamente para Montparnasse, em 1906.
Na capital francesa teve, pela primeira vez, contacto com as novas correntes artísticas, em particular o Impressionismo e, mais tarde, o expressionismo e o cubismo, que se articularam permanentemente na sua obra, acabando, então, por se dedicar em exclusivo à pintura.
Distinguiu-se, em especial, por, nos seus últimos trabalhos, ter explorado novas formas e técnicas, nomeadamente colagens. Morreu aos 31 anos de idade, vitimado pela "pneumónica", doença que, à data, devastava Portugal e que pôs um ponto final precoce na sua carreira.
Apesar de, durante alguns anos, ter ficado algo esquecido no panorama artístico nacional e internacional, Amadeo de Souza-Cardoso não deixou nunca de ser alvo de reconhecimento: em 1925 a França realizou uma retrospetiva do pintor, com 150 trabalhos e, 10 anos depois, em Portugal, nasceu o "Prémio Souza-Cardoso" para homenagear pintores modernistas.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O homem da gaita na Papa-Livros!


                                         Clica na imagem para ampliar.

Propostas para Pais e Professores - As Duas Estradas



As Duas Estradas é o livro do mês no Blogue Cata Livros. Podes ler, ouvir... AQUI.
  

As Duas Estradas - Isabel Minhós e Bernardo Carvalho


Folhear a apresentação... AQUI.

A estrada antiga e a estrada nova.
Dois caminhos possíveis para chegar ao mesmo destino.
Duas viagens quase paralelas, cada uma com as suas peripécias.
Quem andou mais quilómetros?
Quem chegou mais depressa?
Quem encontrou mais surpresas?
Quem ficou mais cansado?
Quem aproveitou melhor o tempo?
Quem nem deu pelo tempo passar?
Quem enjoou pelo caminho?
Quem chegou “num tirinho”?
As respostas encontram-se estrada fora.
Apertem os cintos, vamos lá arrancar...



Ler ou ouvir... AQUI

sábado, 10 de novembro de 2012

Romano




  Sabe mais sobre os romanos... aqui. 

Consegues escolher as armas certas para um gladiador?... PLAY
 

Depois da Greve...



Depois da Greve...

Convite para o Lançamento... AQUI

S. Martinho - Banda Desenhada

A lenda de S. Martinho em Banda Desenhada


S. Martinho, o magusto e as castanhas


Anabela Dias expõe na Papa-Livros

O Clube dos Eco Guerreiros - Trinta Por Uma Linha

 
 
A editora de literatura infantil Trinta Por Uma Linha está a promover, no ano letivo de 2012/2013, o concurso literário O Clube dos Eco Guerreiros para alunos do 1.º e 2.º ciclos, tendo por objetivos motivar para a leitura e para a escrita, e ajudar a promover comportamentos no sentido da preservação e sustentabilidade do planeta.
Os livros da Trinta Por Uma Linha que sustentam este concurso, da autoria de João Manuel Ribeiro, são os seguintes:


- O Senhor Péssimo é o Máximo (2012)
- Quem do Alto Olhar (2011)
- Raras Aves Raras (2010)
- Gémeos (2009)

Cada um destes livros, segundo as características que lhes são específicas, aborda de forma alargada questões ecológicas, ambientais e humanas. O concurso tem o apoio de várias instituições, entre as quais a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE e o Plano Nacional de Leitura/PNL.

Livres como livros - Biblioteca Municipal Almeida Garrett

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pelo S. Martinho …

 

 
 


Imagem do livro ilustrado por Maria Keil
 
- O Outono é tempo a envelhecer de Maria Isabel César de Anjo. (Lisboa : Sá da Costa, 1981. 2a ed .)





·Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
· Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
· Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
· Pelo S. Martinho nem nado nem no cabacinho.
· Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
 
 
 
 
Para saber mais sobre o S. Martinho, clicar aqui

Canção do Magusto

Canta o Galo Gordo - Poemas e músicas para todo o ano


A lenda de S. Matinho - Canta o Galo Gordo


domingo, 4 de novembro de 2012

Histórias de Pontuar - Suzana Ramos e Marta Neto



"Era uma vez uma história sem sinais de pontuação".
É assim que começa o livro Histórias de Pontuar. A história da Dona Gramática, da Vírgula Virgulina e de outras personagens saídas de um qualquer compêndio de pontuação surge magicamente ilustrada pela Marta, com o traço poético a que já nos habituou.


Se ainda não conhece pode começar por folhear este novo livro.

Clarafila - Paulo Galindro


"ClaraFila"
Por Paulo Galindro
Acrílico sobre pedaço de madeira flutuante
Novembro de 2012




sexta-feira, 2 de novembro de 2012