sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Iela Mari (1931-2014)

A ilustradora italiana Iela Mari morreu a 29 de janeiro, aos 82 anos, e a morte foi revelada alguns dias depois num jornal italiano (e entretanto confirmada pela editora kalandraka).

Gabriela Ferrano, conhecida como Iela Mari (adotando o apelido do marido, Enzo Mari), é autora de livros para a infância que partilham alguns elementos comuns: não existe texto e toda a narrativa está assente na ilustração, com um forte pendor gráfico, abordando quase sempre a natureza e partindo da ideia de que o pequeno leitor pensa por associações de ideias.




Iela Mari teve uma visão muito à frente do seu tempo, inovadora e arrojada sobre o que podia ser um livro para crianças.
A sua obra de foi publicada em particular entre os anos 1960 e 1980 - alguns livros foram feitos com Enzo Mari, designer - tendo chegado a Portugal pela editora Sá da Costa e mais tarde pela Kalandraka.





Em Portugal estão publicados "A árvore", obra que foi rebatizada mais tarde como "As estações", "O ovo e a galinha", "A maçã e a lagarta" e "o balãozinho vermelho", a primeira obra da artista e possivelmente a mais conhecida no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário