Um livro de treino mental que resulta do trabalho continuado da autora com crianças e jovens, músicos e ginastas. Pergunta Margarida Fonseca Santos: “Treinar a mente para quê e porquê?” E logo responde: “Todos nós, num momento ou noutro, já tivemos a sensação de lutar com a nossa mente, sem saber como dominá-la. Quando as coisas correm bem, achamos que tivemos sorte. Quando correm mal, achamos que somos incapazes, fracos ou que alguém nos boicotou. Será verdade? Não, de todo. Quase sempre, fomos nós, a nossa mente, a provocar o desfecho, bom ou mau. É sobre isso que vamos falar! Vamos descobrir como podemos ser mais positivos, mais atentos e eficazes, mais seguros, e, sobretudo, como podemos ensinar as crianças a fazê-lo.”
Para isso, Altamente propõe ideias, exercícios e histórias para melhor entendermos como funciona o nosso cérebro e como reagimos perante a ansiedade, a dor ou o medo. Bem organizado, cada capítulo tem sempre uma caixa rosa onde se registam as ideias-chave e uma caixa azul destinada aos exercícios. Alguns exemplos de capítulos: Anatomia simples de um cérebro assustado; As palavras e as emoções; Visualização e sugestão; Utilizar melhor a memória; Afinar a motivação, a concentração e a atenção.
Todas estas ideias estão muito bem acompanhadas pelas ilustrações de Joana Jesus, num registo simples e bem-humorado e com uma escolha de cores que transmitem calma e paz. Na contracapa, escreve-se “benéfico para todos”. E é bem capaz de ser verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário