terça-feira, 30 de setembro de 2014

Era uma vez...



Ideias Giras para construir as Personagens... AQUI

domingo, 28 de setembro de 2014

A Padeirinha de Aljubarrota

Brites de Almeida

A Padeira de Aljubarrota


Dizem que era tão feia e tão grandalhona que muitas vezes se fazia passar por um homem! Conta a lenda que terá nascido em Faro, onde o pai era taberneiro. Brites de Almeida era o seu nome, apresentando seis dedos em cada mão! Desde criança que se mostrou de feitio desordeiro. Órfã aos 26 anos, vendeu o que tinha e lá foi de vila em feira, adestrando-se no manejo das armas.

Apesar de tudo, um soldado alentejano pediu-a em casamento, tendo ela aceitado se ele a vencesse em luta.
Bem, o desgraçado ficou às portas da morte, e Brites teve de desandar dali. Em Faro, embarcou para Espanha, mas o barco em que seguia foi assaltado por piratas mouros, que a levaram para o Norte de África. E lá foi vendida como escrava.
Brites acabou por ser comprada por um homem que já tinha outros escravos portugueses. Pois ela combinou com eles matarem o dono e fugirem para Portugal. Assim aconteceu, mas na viagem de regresso um temporal acabou por atirar com o barco para a costa da Ericeira.
Julgando-se procurada por ter matado o soldado, Brites vestiu-se de homem e cortou o cabelo, tornando-se almocreve. E almocreve foi durante alguns anos. Até que um dia, farta de vagabundagem, foi parar a Aljubarrota, tendo sido admitida como ajudante de padeira. Ora, por morte da patroa, ficou ela com o negócio, acabando mesmo por casar, já mostrando-se mulher, com um honrado lavrador.
Porém, a 14 de Agosto de 1385, logo pela manhã, chegaram a Brites de Almeida, conhecida como Brites Pesqueira, os ruídos tremendos de uma tropa preparando-se para um combate. Sentindo ferver-lhe nas veias a vontade de lutar, agarrou na primeira arma que encontrou, decerto abandonada por algum ferido, e juntou-se, como um soldado mais, às tropas portuguesas.
Após a grande Batalha de Aljubarrota, que se traduziu na rotunda vitória das tropas portuguesas e inglesas contra o invasor castelhano, Brites regressou a casa, contente mas estafada. Porém, mal entrou na padaria, sentiu no ar algo estranho. Algum fugitivo castelhano estaria por ali escondido...
Então, reparou que a porta do forno estava fechada, pelo que foi abri-la. E viu que estavam lá dentro sete castelhanos, fingindo-se os soldados adormecidos. Chamou-os, mas o pânico era tanto que eles nem se mexiam. Ela, mesmo com a própria pá do seu ofício, deu-lhes tantas que os matou a todos. Depois, galvanizada por isto, arregimentou gente e foi perseguir outros fugitivos que estavam espalhados por toda a região.
Conta ainda a lenda que a pá de Brites de Almeida foi guardada como símbolo de Aljubarrota, e quando os Filipes foram reis de Portugal, o instrumento esteve entaipado numa parede. Seria retirado da parede quando D. João IV foi aclamado! E sempre que se comemorou a batalha, a pá de Brites foi exibida como relíquia! No entanto,com a idade, a padeira de Aljubarrota tornou-se numa calma esposa de lavrador...


Portugal Lendário, O Livro de Ouro das nossas lendas e tradições, 2005

sábado, 27 de setembro de 2014

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O princípio da escrita

Há muitas palavras com as quais não costumamos lidar no nosso dia-a-dia. 

Passatempos como Palavras Cruzadas ou Sopas de Letras ajudam a expandir o nosso vocabulário ao mesmo tempo que exercitam a mente. 

Para as crianças é uma forma divertida de aprender significados e de aplicar conceitos, um princípio para a escrita. 

Com isto em mente, inicia-se hoje um primeiro passatempo para começar bem a segunda-feira.

OLIVA GALVANIZA em S. João da Madeira

27 de Setembro

A primeira edição do OLIVA GALVANIZA decorre no dia 27 de Setembro, entre as 11h e as 23h, em São João da Madeira e será dedicado à temática da Ilustração.


A entrada é livre!

domingo, 21 de setembro de 2014

A Palavra Perdida - Inês Fonseca Santos e Marta Madureira

Clica para ampliar.



O convite chegou atrasado eu perdi-A e tu?
Será que a vais encontrar?

sábado, 20 de setembro de 2014

Ouriços

60 ablakkép 92 - Zsuzsi tanitoneni - Picasa Web Albums

Mais histórias de ouriços... AQUI

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Gabriela Sotto Mayor - Exposição de ilustração na Biblioteca Municipal de Gondomar

Está a decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar uma exposição de originais de ilustração.
Podem dar lá um saltinho até 26 de setembro.

domingo, 14 de setembro de 2014

Vou para a Escola

Clica na imagem para ampliar.

Drawing people

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

domingo, 7 de setembro de 2014

Feira do Livro do Porto - 2014



A "Feira do Livro do Porto - 2014" realiza-se nos jardins do Palácio de Cristal, onde terá lugar de 5 a 21 desetembro.

Pela primeira vez, em mais de 80 anos, a Câmara Municipal do Porto assume a organização deste evento. O Pelouro da Cultura da autarquia preparou um extenso programa cultural e a Porto Lazer, responsável também pela logística da feira, apresenta uma diversificada programação de animação. A localização próxima à Biblioteca Almeida Garrett e a disponibilidade do seu auditório criam condições únicas para o desenvolvimento de debates, performances, exposições e de um ciclo de cinema, que darão uma dimensão de festival literário ao evento.

"Liberdade" e "Futuro" são os temas da extensa programação cultural da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que a transformam num dos grandes festivais literários realizados em Portugal.

Feira do Livro nos jardins do Palácio de Cristal... Muito Bom!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Onde vivem os pássaros? - Cátia Vidinhas

Clicar na imagem para ampliar.


Captura de ecrã 2014-09-1, às 16.29.59

A Casa-Jardim da UPTEC – Pólo das Indústrias Criativas (Praça Coronel Pacheco 2) recebe a exposição “Onde Vivem Os Pássaros?” de Cátia Vidinhas. A inauguração acontece dia 13 de Setembro, sábado, pelas 18h00 e ficará patente até dia 30 de Outubro. Com a organização a cargo da Illustopia, a exposição é gratuita e para todas as idades. Ler mais...